A Holanda em meados da década de 80 era uma potência do Psychobilly. Pegando carona nas cenas da Inglattera e Alemanha, o país revelou também uma ótima safra de bandas na época. E uma delas foi o Scam, formando por Mars, Marc e Wim em 1985, na cidade de Rotterdam. Após quase dois anos tocando, participaram em 87 na coletânea "Alle 13 Onbekend" e gravaram uma demo.
Com o nome da banda repercurtindo bastante, logo chamaram atenção de Johnny e Eddie, da Count Orklok Records, que lhes renderam um convite para gravarem o primeiro disco.
"Gamblin' Fever" foi gravado em outubro de 1988. Foi bem aceito pelo público, o que os levou a tocar em vários grandes shows na época, tocando em festivais como Rockhouse Psychobilly Meeting e Night Of The Long Knives além de performances ao vivo em rádios nacionais.
Não tendo material o suficiente para um novo álbum, eles decidiram regravar velhos sons da primeira demo juntas com algumas covers. O mini álbum, intitulado “Infant Years”, foi lançado pela Tombstone Records em 1989.
Após shows em diversos países e participações em várias coletâneas, inclusive Psycho Attack Over Europe, partiram para o terceiro disco. "A Milliam Dollar Scam" saiu em 1991, via Rockhouse Records/Kix4U. Com quatorze faixas, pode-se dizer que é o menos criativo da carreira do grupo, porém tem suas qualidades próprias. Anos depois foi relançado em CD com mais 4 faixas extras, com participação especial de mais um vocalista, Frank Kok.
Após mais dois anos tocando incessavelmente, resolveram parar em 1993. Nos anos que se passaram, tocaram juntos em bandas garage de blues, Mars tocou com o The Penguin e formou o 69Beavershot, no qual ele passou a tocar o baixo acústico, até os dias de hoje.
Em 2005, seguindo a onda de bandas antigas voltarem, resolveram fazer o mesmo. Tocaram em várias cidades da Holanda e até em festivais grandes, e atualmente estão compondo para um disco novo, novamente com Marc na bateria (agora no 69Beavershot, Triple Dynamite, Bang bBng Bazooka), Mars vocal e baixo(as mesmas que Marc toca, menos BBB) e Wim na batera (Powerdog).
Como podemos perceber, na Holanda há uma grande mistura da bandas, principalmente entre os integrantes, onde há semelhança entre Batmobile, Scam, Bang Bang Bazooka (logo logo post deles aqui), Triple Dynamite, Penguin, 69Beavershot entre outros.
Baixe os discos do Scam, essencial pra quem curte psychobilly com um pé no neo-rockabilly. Destaque principal para o primeiro álbum.
Download dos discos
Nenhum comentário:
Postar um comentário