Existem bandas que são dificeis para escrever sem parecer babação de ovo, fã é foda quando começa a falar de bandas preferidas.
O Godless foi uma das minhas primeiras bandas de psychobilly e ainda é uma das que eu mais gosto até hoje!
Vamos dar um tempo nas RARIDADES DOS ANOS 80 do Fanfa e falar um pouco dessa banda que influenciou tantas outras bandas nos anos 90 e com uma sonoridade tão unica!
Formado originalmente em 1991 em Aarhus (Dinamarca) por Tim Kristensen (baixo), Ian Dawn (guitarra/vocal); Martin Budde (bateria), na epoca ainda uma banda sem nome, Tim Kristensen (ou Grim Tim) era o rodie do Nekromantix e em uma conversa com Kim Nekroman começaram a brincar com a sigla GWC (a German Wrecking Crew, a crew alemã do The Meteors), no meio da brincadeira veio o nome Godless Wicked Creeps (e que nome!).
Nesse ponto a historia do Nekromantix e do GWC se cruza, Peter Sandorff e Peek saem da banda, Nekroman chama Ian Dawn e Grim Tim para se juntarem ao Nekromantix, que deixam o GWC.
A banda fica apenas com Martin, que chama Allan Grauenkær para assumir baixo e vocal, e Dax Dragster para a guitarra. O line-up não dura nem um ano, Allan sai da banda para montar um selo (O mesmo que lançou Demons Are Girls Best Friend do Nekromantix, me escapou o nome agora). Em seu lugar é chamado o talentoso Kim Kix (não confundir com o Kim do Nekromantix!) e quem assume o vocal é o guitarrista Dax Dragster.
Com essa formação consolidada gravam uma demo (On The Road Again) com 6 músicas em 1994 e enviam a algumas gravadoras. O selo alemão Crazy Love Records se interessou pela banda e propos lançar um vinil 7 polegadas split com outras 3 bandas. E em 1994 lançam o primeiro album, "Victim of Science", que é perfeito! Musicas originais como China Chick (que virou o unico clipe da banda), a faixa titulo "Victim of Science", o "talvez hit" do album "Wreckin at the country club", a rapida e melodica "The Abyss" e sem esquecer a porrada "Vamps".
As criticas ao "Victim Of Science" foram otimas, e o Godless começou a fazer tour pela europa, tocando em festivais como o Big Rumble (festival ingles de psychobilly, teve 11 edições antes de seu encerramento). Um ano após o primeiro album eles voltam para gravar seu segundo album, o lindo e perfeito "Hellcoholic". Esse é um disco dificil de se avaliar, por ser muito bom, haha.
Vale o destaque especial "We Are Rockers", "You Better Run" (de chorar!) e talvez o melhor instrumental que uma banda de psychobilly já fez (e duvido que farão algum melhor!) "Instrumental Disease".
Mais tours pela europa, tocando em paises como Finlândia, Suécia, Dinamarca, Alemanha, Inglaterra, Holanda, Áustria, frança e Espanha. Em 1997 lançam mais um bom album, Hystereo, bom, porem não chega aos pés do Hellcoholic. Com 3 discos nas costas e já considerados um dos maiores nomes do psychobilly vão para os EUA para uma tour, provavelmente nessa tour que começa a amizade da banda com a banda americana Barnyard Ballers (que viriam a gravar uma musica juntos no album dos Ballers "Nude Bar Blues" chamada "Terror in Tijuana"). Thomas (ou Drax Dragster) sai da banda após a tour, Kim e Martim resolvem chamar seus amigos de outros projetos para completar o time, para a guitarra é chamado Nikolaj, guitarrista da banda de garage rock de Martin, o Defectors, e o vocal fica por conta de Lars, irmão de Kim, e baterista da banda Lez Boomerang.
A banda é apresentada ao publico europeu e novamente vão para os EUA em outubro e novembro de 1998 para mais uma tour, chegando a tocar até no Canadá. O ano é 2001 e o GWC lança seu ultimo album, o punkabilly "Smile", a mudança sonora é visivel, alguns pontos altos como "Coward With A Gun", "Liar" e a divertida "Bad Brains" são dignas de menção! Pouco depois, talvez com a sensação de terem feito tudo que queriam com o Godless, a banda termina, seu ultimo show foi dia 20 de abril de 2002 num festival de rock belga, logo após o termino da banda seus membros começam a dar mais atenção a seus projetos paralelos e um retorno do GWC é praticamente impossivel.
Kim Kix chegou a tocar numa estranha banda chamada Siberian Mad Dogs que fundia psychobilly com musica do leste europeu, atualmente toca com o Powersolo junto com seus irmãos, e tocou no Brasil (!!!) recentemente com o Heavy Trash de Jon Spencer.
Martin, o baterista do GWC toca teclado na banda de garage rock Defectors, que estiverem no Brasil em 2004!
Drax formou uma interessante banda chamada Bull'It, que teve vida curta e deixou apenas um disco gravado.
Bom, pra quem não conhecia a banda aqui está a historia dela de forma bem resumida, essa vale escutar cada musica com atenção, banda essencial pra qualquer um que quer conhecer mais psychobilly!!
Segue dois videos dessa preciosidade:
Download dos discos
Um comentário:
tá foda o blog galera, continuem assim!
Postar um comentário