Se não for direcionado automaticamente, clique aqui. Bastard Songs: GODLESS WICKED CREEPS

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

GODLESS WICKED CREEPS


Existem bandas que são dificeis para escrever sem parecer babação de ovo, fã é foda quando começa a falar de bandas preferidas.
O Godless foi uma das minhas primeiras bandas de psychobilly e ainda é uma das que eu mais gosto até hoje!
Vamos dar um tempo nas RARIDADES DOS ANOS 80 do Fanfa e falar um pouco dessa banda que influenciou tantas outras bandas nos anos 90 e com uma sonoridade tão unica!


Formado originalmente em 1991 em Aarhus (Dinamarca) por Tim Kristensen (baixo), Ian Dawn (guitarra/vocal); Martin Budde (bateria), na epoca ainda uma banda sem nome, Tim Kristensen (ou Grim Tim) era o rodie do Nekromantix e em uma conversa com Kim Nekroman começaram a brincar com a sigla GWC (a German Wrecking Crew, a crew alemã do The Meteors), no meio da brincadeira veio o nome Godless Wicked Creeps (e que nome!).
Nesse ponto a historia do Nekromantix e do GWC se cruza, Peter Sandorff e Peek saem da banda, Nekroman chama Ian Dawn e Grim Tim para se juntarem ao Nekromantix, que deixam o GWC.

Fomação do "Victim Of Science"

A banda fica apenas com Martin, que chama Allan Grauenkær para assumir baixo e vocal, e Dax Dragster para a guitarra. O line-up não dura nem um ano, Allan sai da banda para montar um selo (O mesmo que lançou Demons Are Girls Best Friend do Nekromantix, me escapou o nome agora). Em seu lugar é chamado o talentoso Kim Kix (não confundir com o Kim do Nekromantix!) e quem assume o vocal é o guitarrista Dax Dragster.
Com essa formação consolidada gravam uma demo (On The Road Again) com 6 músicas em 1994 e enviam a algumas gravadoras. O selo alemão Crazy Love Records se interessou pela banda e propos lançar um vinil 7 polegadas split com outras 3 bandas. E em 1994 lançam o primeiro album, "Victim of Science", que é perfeito! Musicas originais como China Chick (que virou o unico clipe da banda), a faixa titulo "Victim of Science", o "talvez hit" do album "Wreckin at the country club", a rapida e melodica "The Abyss" e sem esquecer a porrada "Vamps".

Hellcoholic, provavelmente uma das capas mais legais de bandas de psychobilly!

As criticas ao "Victim Of Science" foram otimas, e o Godless começou a fazer tour pela europa, tocando em festivais como o Big Rumble (festival ingles de psychobilly, teve 11 edições antes de seu encerramento). Um ano após o primeiro album eles voltam para gravar seu segundo album, o lindo e perfeito "Hellcoholic". Esse é um disco dificil de se avaliar, por ser muito bom, haha.
Vale o destaque especial "We Are Rockers", "You Better Run" (de chorar!) e talvez o melhor instrumental que uma banda de psychobilly já fez (e duvido que farão algum melhor!) "Instrumental Disease".

Depois de anos como um trio, em 1998 o Godless vira um quarteto!

Mais tours pela europa, tocando em paises como Finlândia, Suécia, Dinamarca, Alemanha, Inglaterra, Holanda, Áustria, frança e Espanha. Em 1997 lançam mais um bom album, Hystereo, bom, porem não chega aos pés do Hellcoholic. Com 3 discos nas costas e já considerados um dos maiores nomes do psychobilly vão para os EUA para uma tour, provavelmente nessa tour que começa a amizade da banda com a banda americana Barnyard Ballers (que viriam a gravar uma musica juntos no album dos Ballers "Nude Bar Blues" chamada "Terror in Tijuana"). Thomas (ou Drax Dragster) sai da banda após a tour, Kim e Martim resolvem chamar seus amigos de outros projetos para completar o time, para a guitarra é chamado Nikolaj, guitarrista da banda de garage rock de Martin, o Defectors, e o vocal fica por conta de Lars, irmão de Kim, e baterista da banda Lez Boomerang.


A banda é apresentada ao publico europeu e novamente vão para os EUA em outubro e novembro de 1998 para mais uma tour, chegando a tocar até no Canadá. O ano é 2001 e o GWC lança seu ultimo album, o punkabilly "Smile", a mudança sonora é visivel, alguns pontos altos como "Coward With A Gun", "Liar" e a divertida "Bad Brains" são dignas de menção! Pouco depois, talvez com a sensação de terem feito tudo que queriam com o Godless, a banda termina, seu ultimo show foi dia 20 de abril de 2002 num festival de rock belga, logo após o termino da banda seus membros começam a dar mais atenção a seus projetos paralelos e um retorno do GWC é praticamente impossivel.

Kim Kix!

Kim Kix chegou a tocar numa estranha banda chamada Siberian Mad Dogs que fundia psychobilly com musica do leste europeu, atualmente toca com o Powersolo junto com seus irmãos, e tocou no Brasil (!!!) recentemente com o Heavy Trash de Jon Spencer.
Martin, o baterista do GWC toca teclado na banda de garage rock Defectors, que estiverem no Brasil em 2004!
Drax formou uma interessante banda chamada Bull'It, que teve vida curta e deixou apenas um disco gravado.
Bom, pra quem não conhecia a banda aqui está a historia dela de forma bem resumida, essa vale escutar cada musica com atenção, banda essencial pra qualquer um que quer conhecer mais psychobilly!!


Segue dois videos dessa preciosidade:


Clipe caseiro de "China Chick"




"We Are Rockers" ao vivo nos EUA em 1998.




Download dos discos

Um comentário:

Anônimo disse...

tá foda o blog galera, continuem assim!