Se não for direcionado automaticamente, clique aqui. Bastard Songs: ES-FEIV

terça-feira, 11 de agosto de 2009

ES-FEIV


Os holandeses do Es-Feiv foram originalmente uma banda punk formada por Patrick e mais três amigos, Paul (baixo), Dirk (vocal) e Henk (bateria). Quando Henk decidiu sair em 1982, foi praticamente o final da banda. Era difícil encontrar um novo baterista, então Paul decidiu assumir a bateria, e Jeroen, com 13 anos na época, entrou para tocar baixo elétrico.


Após dezenas de shows em menos dois anos, a banda finalmente decidiu terminar. Todos os integrantes do Es-Feiv tocaram em outras bandas, mas todas perderam a sua energia no palco. Em 1986, eles se uniram para fazer uma turnê em tributo aos Ramones, uma das principais influências dos caras.


Então Paul decidiu fazer outra coisa e pela segunda vez saiu da banda, em 1987. Aparentemente foi mais um fim para o Es-Feiv... não exatamente. Em 1988 Patrick e Jeroen convidaram Dennis para tocar bateria. A cena estava fervilhando, com centenas de bandas novas e apreciadores do estilo. Jeroen trocou o baixo elétrico por um acústico e Patrick mudou de Telecaster e Gibson, para Jazzmaster e Gretsch.

O primeiro ep, “Nous Nous Ok” foi lançado depois de apenas um mês tocando juntos. Fizeram apenas 500 cópias, se tornando um disco extremamente raro hoje em dia. Infelizmente o grupo não ficou muito contente com o resultado. Dennis, muito ocupado com outras bandas, foi substituído por Arjan (ex-Toxaemia), irmão mais novo de Jeroen.


Continuando com uma rotina intensa de shows, onde em um deles, foram chamados pela Rockhouse/Kix4U para finalmente gravarem um LP, que prontamente saiu no ano seguinte, 1989. “Cows Is Motion” é um petardo com 14 excelentes músicas, onde mostram perfeitamente sua fusão de neo-rockabilly com Psychobilly, criando uma identidade bem própria.

Com o disco, ficaram mais conhecidos na Europa e conseguiram tocar em diversos festivais. Porém, Patrick não estava conseguindo conciliar o seu trabalho com a banda, e acabou parando de tocar. Tom entrou no seu lugar para assumir a guitarra.


Escreveram um monte de músicas novas, tocaram elas nos shows, fizeram fotos promocionais e até um esboço para a capa de um novo álbum que seria chamado de “Johnny’s Neighbourhood” mas, infelizmente, a banda terminou novamente, e o segundo disco nunca foi lançado. Esse foi mais um dos vários fins do Es-Feiv.

Após um hiato de quase 20 anos, com uma cena totalmente renovada e forte, não somente na Europa como no mundo todo, em 2008, a formação de “Cows Is Motion” voltou a se falar e ensaiar e estão com planos de lançaram um novo disco e saírem em turnê. Tomara que vingue. Se o disco novo tiver metade da qualidade do que lançaram no passado, já vale a volta!


Vale lembrar que participaram também de diversas coletâneas, inclusive a muito comentada aqui “Psycho Attack Over Europe”.




Download dos discos

Nenhum comentário: