Se não for direcionado automaticamente, clique aqui. Bastard Songs: RATMEN

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

RATMEN


Muito se fala sobre o Swampys e até mesmo alguns mencionam o Jekills logo que se fala de psychobilly belga. Mas verdade seja dita, o ponto alto do psychobilly belga foi o disco "Live Fast Die Young" do RATMEN.

Formado pelo guitarrista Walter Broes, que desde os 13 anos já tocava guitarra e sonhava em montar uma banda de psychobilly, aos 15 finalmente conseguiu formar o Ratmen, com Ronny Wouters no baixo e Han Soete na bateria.

 A proposta era um neo-rockabilly rapido, ao estilo do Batmobile, os primeiros ensaios eram apenas voltados a versões de rockabilly aceleradas. As coisas iam bem e em 21 de fevereiro de 87 o Ratmen fez seu primeiro show numa casa de shows punk da Bélgica, o Fronline, e alguns meses depois em um festival psychobilly tocando com bandas como Sharks, Restless e Frenzy.



Pouco depois, um cara chamado Koen se interessou pela banda, e foi chamado para emrpesariar. Apartir dai tocaram na França, Holanda, Alemanha e até mesmo no lendário Klub Foot na Inglaterra. Graças aos esforços de Koen, chegaram a fechar noites de festivais, tocando como atração principal mesmo frente ao Mad Sin e outras bandas psychos já consideradas grandes.

Em 1988 lançam o disco "Live Fast Die Young" pela Nervous Records, com ótimas versões pra Hank Williams "Kaw Liga" e até mesmo "I Love Rock'n'Roll" da Joan Jett, mas composições proprias que são o ponto alto do disco "Blond Beatiful & Dead", "My Girl" e "Lolita" merecem o destaque especial. O album chegou a ficar por em 2º lugar por 3 semanas na parada de lançamentos alternativos britanica, sendo que os primeiros no rank eram nada menos que o The Meteors!


Ronny, empolgado com outros projetos deixa o Ratmen pouco depois, e entra para uma banda rockabilly chamada "The Dominos". Em seu lugar é chamado Christian Olde-Wolbers, baixista de outra banda belga chamada Krank. Mas mesmo com a mudança do line-up a banda acaba em 1991. Han Soete larga sua carreira musical e vira político. Christian vai para os EUA e deixa a banda (leia mais em curiosidades!). O baixista original da banda, Ronny, atualmente toca numa banda de cowpunk/country-trash chamada Hetten Des. O frontman da banda Walter ficou um bom tempo sem tocar, até formar o Seatsniffers em 1995, uma banda extremamente popular na Belgica, que toca rockabilly de raiz. 

Em 25 de Novembro de 2007 na Bélgica, depois de 16 anos sem tocar, o Ratmen fez um show de reunião da banda com a formação original. Apenas um show para os fãs belgas da banda, provavelmente não haverá outro tão cedo.


A volta do Ratmen em 2007. 


Mais uma banda obrigatoria aqui no blog, não por ser mais uma banda de psychobilly, mas por ter feito provavelmente um dos melhores discos do estilo dos anos 80. 


Curiosidade: Christian baixista do Ratmen foi para os EUA, e adivinhem?!... Exatamente! Ele entrou como guitarrista do FEAR FACTORY, e depois chegou a tocar como guitarrista do KORN, sem contar suas partipações em bandas de RAP (na qual ele toca baixo acustico de 5 cordas) como Cypress Hill e Snoop Dogg. Fato interessante não? 


Christian Olde-Wolbers largou o psychobilly pra tocar metal e rap, pelomenos deve estar ganhando bem.






Download do disco

Um comentário:

John disse...

Valeu! Banda muito fera! Não achava informação em quase lugar nenhum....