Se não for direcionado automaticamente, clique aqui. Bastard Songs: QUAKES: Entrevista + Discografia

quarta-feira, 29 de julho de 2009

QUAKES: Entrevista + Discografia

Entrevista exclusiva feita pelo nosso amigo Márcio (AlternarZine e guitarrista do New City Rockers) por e-mail com Paul Roman, vocal do Quakes, pro nosso antigo fanzine ZORCH! em 2007.


1 - Pergunta clássica: quando e qual foi sua inspiração para formar o Quakes?

Eu formei o Quakes no outono de 1986, depois de duas viagens fracassadas à Londres, na tentativa de formar uma banda rockabilly. Eu tive outras bandas antes do Quakes, em Buffalo, Nova York. Influenciado pelo Stray Cats, Polecats e o Rockats, o qual eu vi na MTV.


2 - Acredito que não havia uma cena americana naquela época. Por isso vocês foram à Inglaterra?

Sim. Como eu disse antes, eu havia ido para lá duas vezes, por conta própria, para formar uma banda. Eu sabia que havia uma cena lá porque foi lá para onde foram os Stray Cats e tal. Das duas primeiras vezes que estive lá, eu estava interessado em fazer uma banda rockabilly. Eu não estava muito familiarizado com o psychobilly.


3 - E como era ser a única banda americana na cena psychobilly européia?

Era ótimo! Eu achava que éramos um pouco diferentes.


4 - Como você entrou em contato com a Nervous Records?

Nós mandamos nossas demos.


5 - O primeiro álbum da banda era pesado e agressivo, contra os padrões daquela época. Você acha que tenha criado uma nova maneira de se tocar psychobilly? A que vocês ouviam?

Eram duas coisas: a nossa frustração e a nossa angústia, e também havia uma certa “competição do mijo” rolando dentro de algumas bandas, para ver quem tocava mais rápido. Olhando para trás, eu vejo agora o quão ridículo isso era e espero que algumas das novas bandas não caiam nessa mesma armadilha.


6 - Por que a referência ao Stray Cats na capa do álbum? O que eles acharam disso?

Nós achávamos ser como eles, no sentido de termos tido que ir à Inglaterra para sermos notados. Foi um truque que funcionou bem para nós. È claro que mesmo ainda tocando psychobilly, nós tínhamos pesada influência do Stray Cats.
Eles viram o álbum em 1990 quando vieram a Londres pela “Blast Off Tour”. Eles se contactaram com a Nervous Records e eu tive que ir ao show, encontra-los .


7 - Na letra de “Your Are The Scene” você fala sobre bandas como o Demented Are Go, Frenzy, Restless... Eram essas as bandas das quais você mais gostava? Havia amizade entre as bandas?

Essas eram algumas das grandes bandas da época na qual nós estávamos ainda surgindo, então éramos meio que invisíveis. Mas é, aqueles caras são todos legais, nós fizemos muitos shows com eles nos últimos 20 anos.



8 - Vocês algumas vez tocaram no Klub Foot? Como era a atmosfera nos shows na Europa daquela época?

Sim, nós tocamos! Tem fotos de lá no nosso site: www.thequakes.com
Os públicos era gigantes naqueles tempos e a galera curtia de verdade. Existiam vários fanzines fazendo entrevistas, e eram tempos bem inocentos para nós porque éramos desconhecidos.


9 - O som do “Voice Of America” é bem diferente do som dos outros álbuns, e depois disso vocês nunca gravaram algo tão agressivo quanto o primeiro. Vocês têm muitos fãs, mas há muitas pessoas que só gostam do primeiro álbum, o que você acha disso?

A banda era formada por pessoas diferentes, e nós estávamos progredindo como músicos. A gente nunca quis fazer o mesmo álbum 10 vezes, como fizeram algumas bandas psychobilly. Há pessoas que só gostam do primeiro disco do Quakes, mas há ainda mais gente que gosta das nossas coisas mais novas. Nós tocamos várias das nossas músicas antigas nos shows. Poderia facilmente escrever sons iguais aos do primeiro álbum do Quakes, mas isso não me interessa. Eu não me sinto mais daquele jeito, foi apenas um momento no tempo pra nós. Tenho certeza de que tem muita gente que só gosta do começo dos Beatles, ou do começo do Clash e assim por diante... Mas, se eu fosse um pintor, acho que seria muito entediante pintar o mesmo quadro usando as mesmas cores o tempo todo... Entende? =]


10 - Você gravou alguns covers bem incomuns, como Depeche Mode e Echo and The Bunnymen. De que outras bandas você gosta dessa mesma época?

Bem, nós crescemos nos anos 80, então pra mim, não é muito diferente de Johnny Burnette fazendo cover de “Train Kept Rollin” do Tiny Bradshaws. Isso era o que eles ouviam na rádio e deram um toque rockabilly. Não é nada diferente do que nós fizemos com aqueles músicas da década de 80. Rockabilly e psychobilly são SONS, eu posso pegar qualquer música e transforma-La numa música rockabilly ou psychobilly, o truque é escolher as que funcionem e que não fiquem forçadas.


11 - O som do psychobilly mudou muito desde os anos 90 até hoje. Muitos criticam isso, dizendo que o psychobilly está perdendo suas raízes. Você concorda com isso? Ou você acha que essas mudanças são necessárias para as coisas não se prenderem ao tempo?

Para ser psychobilly, tem de haver algum “Billy”, e eu não consigo notar isso em várias bandas novas. Alguns desses caras são mais influenciados por Misfits do que por Gene Vincent. Todas as bandas psychobilly da Europa dos anos 80 tinham nítidas influências do rockabilly. Eu compreendo que as coisas mudam e tal, mas não dá pra ser psychobilly sem rockabilly. =]


12 - Quais são as bandas que lhe tomaram a atenção nesses últimos anos?

O 7 Shot Screamers, Brigitte Handley, Hellbilly Club. Tem várias bandas que são legais, mas você tem de olhar, olhar por debaixo da superfície de qualquer cena para achar as bandas realmente boas.


13 - E o crescimento da cena americana? Por que esses garotos começaram a se interessar por psychobilly tão de repente? Tem algo a ver com a Hellcat Records e suas bandas?

Sim, tem tudo a ver com a Hellcat/Epitaph. Elas são grandes gravadores e têm muito poder. Antes da Hellcat, ninguém sabia o que era psychobilly.


14 - Rob Peltier gravou o primeiro álbum do Tiger Army, e o Nick 13 está sempre dizendo que o Quakes é uma de suas bandas preferidas. Como é sua relação com ele?

Se o Nick gosta do Quakes, eu fico orgulhoso disso, porque acho ele um ótimo compositor e o TA tem muito sucesso. Eu geralmente saio com eles, quando vêm à Phoenix.


15 - Você ainda mantém contato com Rob Peltier?

Infelizmente, não.


16 - Hora para curiosidades. È verdade que você tocou guitarra no Demented Are Go durante uma tour deles pelos EUA?

Na verdade, foi na Inglaterra em 1989. O guitarrista deles teve que sair da banda, e eles tinham uma turnê agendada, então eu toquei naquela turnê.


17 - Ouvi falar que o primeiro baterista do Quakes teria morrido em um acidente de carro em Londres, é verdade?

Dave “the Ace” Hoy foi atingido e morto por um carro em Buffalo, Nova York, algumas semana antes de seu décimo oitavo aniversário.


18 - Quem é o Quakes hoje em dia? Quem são os integrantes, selo...?

Eu tenho meu próprio selo, a Orrexx Records. Os membros da minha banda mudam o tempo todo. É difícil achar caras que têm tempo para fazer turnê por pouco ou nenhum dinheiro. =]


19 - Bem, é isso aí, muito obrigado pela entrevista! Sinta-se livre para adicionar qualquer comentário!

Eu gostaria de agradecer à vocês! São pessoas como vocês que mantêm a cena acontecendo!
Sempre se imponha!
www.thequakes.com
www.myspace.com/thequakes





Download dos discos

Um comentário:

yyyod disse...

http://diabolicalpsychofluids.blogspot.com/ senks!!!!!