Se não for direcionado automaticamente, clique aqui. Bastard Songs: TORMENT

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

TORMENT

Uma das mais originais e inventivas bandas dos anos 80, o Torment se destacou com sua sonoridade singular em relação as bandas da época e é cultuada até hoje por psychos do mundo inteiro, além de ser uma das bandas preferidas de nós do blog.


Com o trágico suicídio do vocalista e líder Simon Brand, a banda cessou suas atividades de vez em 1994. Leia mais sobre eles no texto a seguir retirado do site alemão Oldschool Psychobilly:



O Torment foi formado pelo ex-Frenzy Simon Brand (vocal e guitarra) e Kevin Haynes (bateria) no final de 1985 em Bristol – Inglaterra. Nos primórdios a banda tinha como baixista Sean Holder.

Primeira formação da banda, com Sean Holder no baixo

Em 1986 a banda começou a ganhar reconhecimento, e uma fita demo foi gravada e entregue à Roy Williams, da Nervous Records (a maior gravadora de psychobilly e neo-rockabilly da época) que mostrou interesse em lançar algo do Torment.

Simon Brand ná época do Frenzy

Pouco depois, Sean Holder deixa o baixo para a entrada de um velho amigo de Simon Brand, Simon Crowfoot, e logo começaram a fazer vários shows.

Formação clássica da banda, já com Simon Crowfoot no rabecão

Na primavera de 86 o Torment grava duas músicas para a coletânea Zorch Factor e mais três para a coletânea Stomping At The Klub Foot, no mesmo ano ainda lançam o Ep Mystery Men e, mais tarde, ainda em 86, o primeiro álbum completo e um petardo, Psyclops Carnival.

A banda com amigos, em 87

Após uma grande tour européia para promover o disco, em 87 entram em estúdio para a gravação de Three’s a Crowd, com a produção do frontman do Frenzy, Steve Whitehouse, e do próprio Simon Brand.


A essa altura já considerada uma das mais conhecidas bandas do gênero e com shows freqüentes no Klub Foot, gravam em 89 o álbum Round The World, que é um tanto diferente para o padrão de som do grupo, músicas como a versão a capella de “Twently Fight Rock” do Eddie Cochran e a melancólica balada “Hideway” marcam o mais estranho trabalho da banda.

Simon Crowfoot e à direita Orazio, do Boppin' Kids

Em 1990 lançam o último disco da banda, Hipnosis, com a produção de Pete Gage, que já havia trabalhado com bandas como Restless e Screamin’ Lord Stuch, dessa vez com uma sonoridade muito mais psychobilly que o disco anterior, e com ótimas músicas como “Worse And Worse”, “Psyclone Joe” e “Don’t Despair”.

Foto clássica de um gig do Torment com o Batmobile. Imagimem como foi isso...

Em 91, após conhecer uma garota holandesa, Simon Crowfoot abandona a banda para a entrada de Vince Mildren, e é feita mais uma tour por todo o continente europeu.

À direita Vince Mildren, substitudo de Simon Crowfoot no final da banda

Finalmente em 1993 a banda suspende as atividades por problemas pessoais de Simon Brand ligados a sua ex-esposa, e o mesmo se para Vermont (EUA). Mas logo no ano seguinte volta para a Inglatera afim de retomar seu casamento e ainda faz planos para um provável retorno da banda com Kevin Haynes.

Último show da banda com Simon Crowfoot

O possível retorno com sua ex-mulher não deu certo e então a própria família de Simon Brand o interna em um hospital por problemas graves de depressão, pouco tempo depois Simon Brand comete suicídio por enforcamento, colocando um fim definitivo na tragetória da banda.

Show no 3rd Wrecking Festival, em 90 na Bélgica

Kevin Haynes que era designer das capas da Nervous Records nos anos 80 ainda mora em Bristol, já Simon Crowfoot atualmente mora na Nova Zelândia.




Download dos discos

2 comentários:

Antonio disse...

É isso aí Fanfa! ficou bom heim? manda ver!

Marcial disse...

amo muito *-*