Se não for direcionado automaticamente, clique aqui. Bastard Songs: PSYCHOLIST #08

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

PSYCHOLIST #08

Atrasado mas ainda a tempo, segue agora a oitava edição da Psycholist, desta vez mais abillia que nunca!

Quem vai indicar uns plays agora é nosso amigo Wagnão, Dj e inegrante da turma Ases do Rock 'n' Roll, uma das mais antigas do Brasil. Enjoy 2:)


Johnny Burnette And the Rock ’n’ Roll Trio (1956)


Para os amantes da boa musica, este é um disco indispensável, pois trás até nós o quão inovador e revolucionário foi este estilo musical na década de 50. O disco Johnny Burnette and the Rock ’n’ Roll Trio tem a capacidade de parecer muito mais uma coletânea, do que um simples álbum, pois esta recheado de faixas memoráveis como os etenos hits Train Kept A-Rollin, Lonesome Train e Sweet Love On My Mind. Um fato bem interessante é que este disco foi gravado em menos de uma semana, na verdade entre os dias 02 e 05 de julho do ano de 1956, pelo selo Coral na cidade de Nashville, Tennessee.
Johnny Burnette no Wikipedia.


Rockabilly Tunes (1985)


Este disco vem de encontro com aquela teoria que prova que o lado B das coisas tendem a esconder as grandes perolas. Neste LP temos o segundo escalão da lendária SUN RECORDS em cartaz e sinceramente confesso que não ficam devendo em nada para aqueles que sempre tiveram os holofotes voltados para sí nos anos de ouro da gravadora de Memphis. O Rockabilly Tunnes foi lançado originalmente pelo selo Charly UK (detentora dos direitos da Sun Records) no ano de 1985 e por sorte, tivemos este mesmo disco re-lançado aqui no Brasil no ano de 1989 pela Brasidisc, em uma fantástica serie chamada RARITY, na época essa coleção era facilmente encontrada nas lojas especializadas, porem hoje chega a ter alguns títulos disputadíssimos entre os colecionadores do estilo.
Tracklist Rodkabilly Tunes.


Crazy Cavan & The Rhythm Rockers - Still Crazy (1979)


"Feios, sujos e malvados"... essa seria a melhor definição para esta banda vinda lá do Pais de Gales, que tem em seu vocalista, Cavan Grogan seu principal porta voz. Crazy Cavan & The Rhythm Rockers é uma banda que nunca fez questão de esconder sua postura e estilo de vida e sem duvida isso refletiu em todas suas musicas. Mulheres, carros, brigas e festas são temáticas constantemente abordadas em suas letras e no disco Still Crazy não seria diferente. Este disco lançando em 1979 tem como principais destaques as musicas Rockabilly Rules OK e Trouble Trouble. O sucesso desse LP foi tanto que ele chegou a ser lançado por duas gravadoras no Reino unido, sendo elas a Charlie Records e a Polar Vox (12") além do selo Big beat ter lançado no restante da Europa uma versão com 3 musicas a menos devido ser um LP 10".
Site oficial Crazy Cavan.


Gene Vincent - Blue Jean Bop (1956)


Este foi o disco de estréia do Sr. Eugene Vicent Craddock, mais conhecido como Gene Vicent, isso no ano de 1956, pelo selo Capitol. Esse disco é riquíssimo musicalmente pois mistura rocks crus como Who Slapped John com musicas de declarada influencia jazzística como Lazy River, o que futuramente iria servir de referencia para muitos, pois com essas misturas dentro de um LP de rock, mostraria ao mundo que o tal do "rock´n´roll" poderia ser apresentado como um grande leque de possibilidades. Outro fato muito curioso que não pode passar desapercebido foi que este disco primeiro foi lançado como long-play e depois em compactos, fato totalmente inusitado na época, pois as gravadoras não costumavam apostar tão alto em jovens estreantes.
Site oficial Gene Vincent.


Summertime Blues / Let's Get Together (1959)


É notório que no inicio do rock´n´roll, quando falamos de industria fonográfica, não podemos esquecer de falar dos compactos, a maneira mais fácil de se vender sucessos. No caso um vinil de 7" lançado pelo selo Liberty no ano de 1959 que lançaria a mídia um sucesso chamado Summetime blues e tendo como lado B a musica Lets get together, sendo que aí mora a curiosidade. Essa musica na verdade nada mais é que uma segunda versão de C´mom evebory, riff por riff, nota por nota, a questão é que ao compor a musica original os compositores Eddie Cochran e Jerry Capehart tiveram uma pequena discussão ao definir se usariam esse ou aquele termo como refrão e depois de longa e ferrenha discussão, resolveram criar duas musicas, mesmo que praticamente idênticas.Vale a pena ouvir essa segunda versão e tentar adivinha qual delas foi a preferida do gênio Eddie Cochran... Keep on rockin!!!!

Nenhum comentário: