Se não for direcionado automaticamente, clique aqui. Bastard Songs: OS BARATAS TONTAS

terça-feira, 1 de setembro de 2009

OS BARATAS TONTAS


Os Baratas Tontas surgiram em meados de 92, em Belo Horizonte, com a proposta de tocar Psychobilly, uma mistura de Rockabilly dos anos 50, Surf Music, Punk Rock, Hardcore, Filmes B, Terror, Quadrinhos, entre outras coisas.


Luiz Fireball, que já andava a algum tempo com a idéia da banda na cabeça, um dia se encontrou com Igor Rockford em um show do De Falla em BH e lhe fez a proposta indecente de montar os Baratas. Logo os dois marcaram um ensaio na casa de Igor com um amplificador Mikassim velho de guerra, e com baixo e guitarra ligados no mesmo e a presença de um amigo de Igor, Vander Big Tongue, tocando uma bateria "imaginária" em cima de livros, nascia a banda Os Baratas Tontas.


O nome, que antes seria apenas Os Baratas, foi mudado com a sugestão do amigo Julinho da Avalon Discos, mostrando assim, além do lado trash, também a irreverência da banda. Ensaios feitos, músicas prontas, a primeira formação era a seguinte: Luiz Fireball (Baixo e vocal), Igor Rockford (Guitarra e corinho) e Vander Big tongue (Bateria). Logo deram seu primeiro show, em uma festa denominada "Rock Poeira", sendo que logo depois disso Vander deixaria a banda para se dedicar ao Square Balls, banda em que tocava paralelamente.


Para o lugar de Big Tongue foi recrutado Fred Blaster, e com Fred a banda deu vários shows e teve as primeiras reportagens publicadas. Os Baratas foram pioneiros no estilo Psychobilly em Minas Gerais, e começaram a chamar a atenção da mídia.


Fred também ficou pouco tempo na banda, e Vander foi chamado para voltar, o que aceitou prontamente. Com a volta de Big tongue, em 93 os Baratas gravaram sua primeira demo-tape, "Nervos à Flor da Pele !" (com produção de Magoo), um video-clipe, "A Terrível Vingança" (de sávio Leite), tocaram no Bhrif, várias vezes no Squat (com recorde de público), na Broaday, no Superdemo de BH e no BIG de Curitiba, entre outros shows.


Big Tongue depois deixaria os Baratas, e o convite que Luiz e Igor fizeram desta vez foi para Betão, ex-baterista dos Insolentes. Com a entrada de Betão, que viraria depois Beto Beer, a banda adicionou mais peso e velocidade às músicas, e o estilo que antes bebia mais na fonte do rockabilly, agora voltava-se para o Hardcore e o Punk Rock.


Em 95, depois de quase dois anos sem registro e já com a consagração da imprensa especializada como uma das melhores bandas de Psychobilly do país, a banda lançou sua segunda demo-tape, "Engula sua Motosserra!" (também com a produção de Magoo). Com essa demo os Baratas tocaram em Salvador com os baianos The Dead Billies, deram vários shows em BH e conseguiram um contrato de gravação de um CD com a gravadora Cogumelo Records.


Em 96 gravaram seu primeiro (e único) CD, que levava o mesmo nome de sua primeira demo-tape, "Nervos à Flor da Pele !" (também produzido por Maggo). Deste CD saiu o video-clipe "Três Baratas e um destino" (dirigido por Rodrigo Minelli), convites para tocar em diversos lugares, entre eles Goiânia, Curitiba (pela segunda vez), e para participar da coletânea "Urbanoise", da gravadora Rotten records, ao lado de Kães Vadius, Garotos Podres, Billy Brothers, entre outros. Os Baratas foram até São Paulo para o show de lançamento da coletânea, para tocar com Kães Vadius e Billy Brothers.



Em 97 a banda foi convidada para participar do festival Abril Pro Rock, em Recife, um dos mais importantes festivais de música alternativa do país. Ainda em 97 deram diversos shows, sendo que o último foi no bar A Obra, e logo depois, por divergências internas, a banda acabou.


Em 98 nada aconteceu, os caras pouco se falaram, mas em 99 a banda foi convidada para participar do show "A volta dos Mortos Vivos", no Butecário, apenas com bandas que já tinham acabado, do festival "Psycho Attack Over BH", na Obra, com bandas psycho de várias partes do país, e para abrir o show da banda americana "Man or Astro Man?", no Lapa Multshow. A partir daí, os integrantes da banda tiveram a idéia de fazer um show por ano, e foi o que aconteceu a partir do ano seguinte. Em junho de 2000 deram um show no Matriz, em novembro de 2001 um show na Obra e novamente em novembro, mas de 2002, outro show na Obra. A partir de 2002 e até 2007 fizeram uma pausa de 5 anos (!), para então tocar no Psycho Carnival 2007, em Curitiba, mas desta vez com Fred Blaster, baterista da segunda formação.

Show em Curitiba, Psycho Carnival 2007

E assim Os Baratas Tontas vão seguindo, com shows que podem acontecer a cada 1, 2, 3, 4, ou 5 anos, vai saber, mas com os mesmos ideais de quando formaram a banda: Música, topetes, tatuagens, cadillacs, cerveja gelada e mulher pelada...






Download do disco

Nenhum comentário: