Se não for direcionado automaticamente, clique aqui. Bastard Songs: SHARK BAIT

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

SHARK BAIT


A banda que vamos postar agora pode ser considerada a mais obscura do blog até então! Não possuem nenhum material oficialmente lançado por um selo e as informações são extremamente escassas. Na net se encontra até mais fotos do que infos!


O Shark Bait foi a primeira banda Psychobilly da Irlanda, formado em 1984 por Dave Finnegan (vocal/guitarra), Simon Farrel (baixo), Feargal Heapes (guitarra) e Johny Bonnie (bateria), prontamente substiuído por Martin Farrell.


Tirada na noite do primeiro show em 1985

Como eram uma novidade na época, chamaram atenção da mídia local e tocaram em diversos lugares da Irlanda, principalmente Dublin. Inclusive nas TVs locais.





Seu ano mais produtivo foi 1985, onde tiveram um grande circuito de shows e gravaram praticamente mais de 25 sons num estúdio, de forma caseira, nunca lançadas em disco por uma gravadora. Além de sons próprios, covers como Be Bop a Lula, Wild Thing, Rattle Snaking Daddy, Wipe Out entre outras.



Além dessas, a mais curiosa e interessante pode-se dizer que é “Johnny Cynic”, um som fudido gravado originalmente pela banda Those Handsome Devils (onde Johny Bonnie também tocou) escrita pelo seu frontman Sean Foy. O Scared Stiff também toca esse som.


Com esse som e mais uma outra cover, desta vez Jailhouse Rock, participaram do quinto volume do “Stomping At The Klub Foot”. Rendendo participações em mais algumas, como por exemplo a “The Weird Weird World of Guru Weirdbrain” e “The Sham Rocks”


Infelizmente o Shark Bait, não durou mais do que três anos, e o que se sabe é que de suas cinzas foram formadas duas das mais interessantes bandas irlandesas da época: Spellbound e Scared Stiff. A primeira surgiu quando o Shark Bait ainda estava na ativa, em meados de 87, mas isso fica para um futuro post.


Agora vamos para as conexões entre as bandas. O baixista Simon Farrell também tocou no Spellbound e está até hoje, a todo vapor.


O vocal Dave Finnegan montou o Scared Stiff logo em seguida e anos depois montou uma banda com influências celtas, com acordeom e etc, chamada Finnegans Wake, onde Feargal Heapes também tocou guitarra.

Pariticipação no KlubFoot em 87

A título de curiosidade, Heapes tocou com Charlie Splatterhead na primeira tentativa de volta dos Los Gatos Locos, onde inclusive tocam uma cover do Shark Bait, a música Cemetery Rock.



Por fim, como já foi dito, o batera Johny Bonnie, além de tocar no Those Handsome Devils - no começo da década de 80 - também tocou no Scared Stiff.


Como tem virado moda ultimamente, devido ao crescente interesse pela cena psychobilly, com mais festivais e apreciadores, o Shark Bait está passando por uma recente reforma e está prestes a voltar, com formação original. Estamos na espera pra ver o que vai dar.

Cibeal Festival de 86

Curiosidade: Reza a lenda que o vocalista Dave Finnegan terminou o Scared Stiff para ser ator. Através de um contato, foi chamado para participar do filme do diretor Alan Parker The Commitments (aqui chamado de Loucos Pela Fama), no qual fez o papel de um baterista totalmente retardado!


Download dos sons

Nenhum comentário: