Se não for direcionado automaticamente, clique aqui. Bastard Songs: P.O.X. (Psychobilly Orchestra X)

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

P.O.X. (Psychobilly Orchestra X)


O P.O.X. (Psychobilly Orchestra X) é a primeira banda de psychobilly alemã, fundanda em 1982 em Hannover pelo vocalista e guitarrista Beaker Pox e o baterista Slin Pox. Em 1983 o guitarrista e compositor Carl Pox foi chamado, completando assim a primeira formação. Little Toby entrou depois, cuidando do baixo.

Da esquerda pra direita: Beaker Pox, Slin Pox, Carl Pox e Little Toby

O selo Wahnsinn Records, de Hamburg, se interessou pela banda, surgindo assim o primeiro material, (e o primeiro de uma banda alemã no estilo) “It’s So Dark” gravado em 1984 e lançando em janeiro do ano seguinte.


No geral o P.O.X. tocava sem baixo de pau, coisa que praticamente todas as bandas usavam na época, trocando-o pelo baixo elétrico ou então omitindo o baixo de vez. Com a introdução de uma guitarra base bem distorcida, trouxeram uma sonoridade adicional que ainda não era comum no psychobilly de 1984. Junto com o vocal também distorcido que dava aquele som característico ao P.O.X, a banda se distinguia claramente do psychobilly tradicional dominado pelo baixo. A partir de 1985, também começaram a usar midi e samples, o que representou outra inovação na cena.


Graças a explosão do psychobilly naquela época, conseguiram tocar na Europa inteira e o reconhecimento da mídia, rendendo um convite para o próximo disco, “Voodoo Power”, por um dos maiores selos da época, o holandês Kix4U. O disco saiu em 1986, aumentando mais ainda a popularidade da banda, participando de diversas coletênas, como o primeiro e segundo volume Psycho Attack Over Europe. Em novembro do mesmo ano, resolveram dar uma pausa.


A faixa inicial da demo Voodoo Power foi produzida pelo produtor Yak Bondy. Os arranjos eram bem diferentes do padrão de blues utilizado nas primeiras bandas de psychobilly, como por exemplo na música "It's So Dark", que tem um arranjo composto, mais na linha New Wave ou Gothic inicial, como Bauhaus, bem diferente do psychobilly Old School. Enquanto no psychobilly de hoje as letras divertidas são frequentes e têm destaque, na interpretação do P.O.X, o psychobilly é o estilo para expressar o lado obscuro da humanidade.

Hamburgo, em 1985

Nos anos seguinte tocaram esporadicamente em vários festivais da Europa, com outro line up, Beaker Pox, Carl Pox e Jake Pox. Mas em 1991 acabaram de vez.

Em 93, o selo Maybe Crazy (que o P.O.X. já havia trabalhando em 90 com uma participação na coleta “Crazy Crazy Crazy”) relançou em CD o disco “Voodoo Power”, acrescido de umas demos e sons antigos da banda.


Após 17 anos, precisamente em 2008, devido ao revival que está acontecendo na cena, não apenas na Europa como no mundo inteiro, Carl e Beaker decidiram voltar com a banda e o retorno triunfal foi no grande festival Psychomania Rumble, realizado em Postdam, Alemanha.



Para este ano de 2009, está previsto o lançamento de um novo álbum, o primeiro após 23 anos! Intitulado por enquanto de “Insanity Is No Disgrace”, já liberaram dois sons que pode ser conferido no myspace da banda. A formação atual conta com Beaker Pox (vocal), Carl Pox e Mad Pox (guitarras), Hellco Pox (baixo acústico e elétrico) e Borg Pox (bateria).

Metade do P.O.X. com o Klingonz!

O show como um apoio visual a musica e as letras, com toques mórbidos como sangue de animais e esqueletos de verdade além de elementos de transvestismo a-la Rocky Horror Picture Show só enriquecem a performance. Em retrospectiva, o P.O.X é uma banda européia da primeira leva do psychobilly que teve importância fundamental ao abrir o psychobilly para influências de outros gêneros.






Download dos discos

Um comentário:

zé hermano disse...

banda fera demais... curto pra cacete...