Se não for direcionado automaticamente, clique aqui. Bastard Songs: MORTY SHANN & THE MORTICIANS - Demented Are Go pré-histórico?

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

MORTY SHANN & THE MORTICIANS - Demented Are Go pré-histórico?

Que a criatividade marcou a primeira leva de bandas psychobilly é algo indiscutível, fato interessante é ouvir as ditas primeiras bandas do estilo e ver que nenhuma se parecia com a outra, comparem King Kurt com Meteors, por exemplo, ou Guana Batz com Frenzy, Sharks com Batmobile... enfim, o psychobilly passava por uma epoca muito criativa!

Demented Are Go tocando no KlubFoot, nos anos 80

O Torment, outro exemplo, fugia totalmente do padrão "rockabilly acelerado" e foi uma das bandas mais originais do estilo até hoje, ou o Klingonz que tocava aquele rockabilly aceleradissimo e com musicas lembrando temas do cinema sci-fi. Mesmo com esse mundo de bandas boas uma é sempre lembrada pelo seu som tão impar, o Demented Are Go, liderado pelo doente Mark Phillips (ou Sparky) fazem um som regado de influencias de garage 60's, rockabilly e punk,com seu vocalista Sparky fazendo aquele vocal gutural e rasgado que virou caracteristica da banda.

Mas seria o Demented Are Go tão original assim?
Sparky, numa entrevista dada ao site ZonaPunk em 2006, pouco antes de tocarem por aqui, diz ser fã principalmente de garage rock e rock'n'roll doente, mas o que ele quis dizer com isso? Cramps? Screamin Lord Sutch? Hasil Adkins? O lado B do garage rock, e bandas esquecidas de rockabilly com certeza influenciaram o rapaz, mas o que dizer da banda Morty Shann & The Morticians???


Meu amigo Luiz Berger (o judeu-croata-albino conhecido como Porco) sempre aparece com boas surpresas, e uma dessas foi essa curiosa banda da decada de 1960, completamente desconhecida até a Norton Records lançar o play "Kicksville Volume 2", uma coletanea do mais obscuro rockabilly e garage rock dos anos 50 e 60, no qual aparecem com 2 musicas.

E a similaridade com o Demented Are Go é impressionante. O vocal lembra demais os primeiros plays da banda, e a sonoridade deles não fica muito atras. Sabe-se que existiam bandas na década de 60 com todo aquele som barulhento, berros e demencia, exemplos classicos disso são o Trashmen, Sonics e mais uma infinidade de bandas, mas o som de Morty Shann & The Morticians chega bem perto do psychobilly, quase 20 anos antes de Paul Fenech cria-lo. Uma pena não existirem mais informações deles, apenas consta um ep gravado com as tais duas musicas.


A gravação não é das melhores, mas a semelhança entre as duas bandas é bem nítida, principalmente em "Red Headed Woman", e passaria fácil como uma gravação perdida do começo do Demented Are Go. Bom, fica a curiosidade aí para os curiosos de plantão! Teria Sparky escutado tal banda antes de montar o DAG?

Nota: Percebam que o vocalista da banda não aguenta fazer o vocal rasgadão a musica inteira, e pela metade das musicas começa a fraquejar na voz, haha

>:)

http://www.2shared.com/file/10552385/1581947d/Morty_Shann___The_Morticians_-.html
http://www.2shared.com/file/10552760/fc61e5a0/Monty_Shann___The_Morticians_-.html

5 comentários:

arto disse...

puta que pario
representou marcial
muito fódaaaaaaaa

Anônimo disse...

bastard songs sempre com curiosidades legais!

Unknown disse...

Foda!!!

The Zire disse...

Essa banda é linda! (como quase tudo que é tosco, primário e obscuro). E lembra bastante DAG sim. Se bem que DAG soa até bonitinho perto disso...
Aliás tem muita coisa genial nos três volumes dessa coletânea, uns sons abílios extremamente sujos.

Unknown disse...

Não consegui baixar...XD