Se não for direcionado automaticamente, clique aqui. Bastard Songs: E-BASS COMPILATION by Bastard Songs

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

E-BASS COMPILATION by Bastard Songs


Quando voce pensa em psycho/rockabilly o que te vem em mente? Um mano de topete? Uma caveira de topete? Um zumbi? O zumbi dos palmares? (risos)

Muita gente pensa em alguem tocando um baixo acustico, marca registrada do estilo, não só visual como sonora. Ver alguem tocando um instrumento tão clássico com a agressividade do rock'n'roll é realmente algo que chama muita atenção.

Frente a isso o pobre baixo eletrico fica totalmente apagado, fato é, o baixo eletrico está morrendo no psychobilly, cada vez menos usado, as bandas estão o deixando de lado por motivos não só musicais mas puramente estéticos.

Meteors na lendária fase com e-bass

Olhando para os primeiros anos do psychobilly voce percebe que eles estavam fazendo o que lhes dava vontade de fazer, não haviam os padrões estabelecidos ao estilo e o baixo eletrico até então era usado sem medo de parecer "menos-psychobilly" aos olhos de outros. Herança das bandas de teddy boy rock que em sua maioria usavam o baixo eletrico? Ou simplesmente do punk rock? Elementos dos dois estilos são claramente vistos nas primeiras bandas de psychobilly, da levada tipica do som rockabilly a linhas simples de baixo do punk.

O próprio Guana Batz começou com baixo eletrico, como pode ser visto numa das primeiras compilações de psycho/garage lançada chamada "Rockabilly Psychosis & Garage Diseases", não podemos tambem nos esquecer que o Meteors antes de optar pelo baixo eletrico de vez, na fase com Nigel Lewis na banda vez ou outra usava o instrumento, exemplo clássico é a sensacional musica "Attack Of The Zorch Man". Até mesmo a lenda do neo-rockabilly Stray Cats gravou algumas faixas com o instrumento.

Meantraitors logo que optaram pelo baixo eletrico

Os anos 1990 foi a década de firmar os padrões do psychobilly, o baixo acustico virou praticamente obrigatório, muitas bandas para não ficarem com uma sonoridade muito proxima ao punk/hardcore/metal optavam pelo baixo acustico para dar o diferencial do slap do baixão, ou voce imaginaria Os Catalepticos sem aquele baixo ultra rapido? E o baixo elétrico cada vez perdendo mais espaço no meio billy...

Tanto que se fala muito dos ótimos baixistas de baixo acustico do psychobilly, mas ninguem comenta nada sobre os baixistas do baixo eletrico. Lee Brown, que tocava no Pharaohs e depois fez historia no Meteors, é um dos poucos nomes que vem em mente, suas qualidades como baixista ficam bem visiveis no ep Vigilante do Pharaohs. Gary Day, que tocava baixo acustico no Frantic Flintstones, Nitros, Sharks e Morrissey, gravou a ótima Hooker com o Sharks, na qual canta e toca baixo eletrico, fora isso, só ouvir qualquer album do Morrissey para escuta-lo tocando.

Na entrevista publicada aqui mesmo no blog o guitarrista Stas do Meantraitors, banda que teve o baixo acustico mais rapido da história, e que depois optou por trocar pelo baixo eletrico, afirma que o baixo acustico limita as possibilidades de variações e tempo das musicas. Já outras pessoas não conseguem escutar psychobilly sem o tec-tec do slap baixo acustico.

Lee Brown (Pharaohs e Meteors)

No Brasil a maioria das bandas usa o baixo eletrico, não por sonoridade mas por não terem condições de comprar um acustico. Alguem por favor me apresente algum psycho daqui do Brasil que tem R$2.500 (o preço médio de um baixo-acustico) para gastar facil assim? O lance do baixo-eletrico aqui está longe de morrer enquanto o país não sair do buraco. (sorrisos)

Criou-se uma cara unica pro estilo tocado aqui, Ovos Presley tem todo aquele som punkabilly que só eles fazem, e o sensacional The Brown Vampire Catz optou pelo baixo eletrico após um periodo usando o acustico, som muito único e bom pra caralho!

Concluindo... Podemos dizer que é uma lista enorme de bandas, mas que infelizmente tende a diminuir, ou simplesmente desaparecer, bandas que criaram sua historia com o baixo eletrico hoje em dia usam o acustico, caso do King Kurt, Monster Klub, Termites. Sua banda não é pior que outra banda por usarem baixo eletrico, já ouvi muita gente dizer "...tenho uma banda psycho... mas é baixo eletrico" com um puta sentimento de culpa! Isso é bobagem, enquanto for sincero, tiver aquele toque de rockabilly e punk tá valendo!

Monster Klub tocando no Hangar 110 (São Paulo) em 2006

Vou deixar para voces baixarem uma interessante coletanea (feita por mim e pelo Fanfa) com bandas que usam ou já usaram o baixo eletrico. Tentamos fazer um apanhado geral passando dos anos 80, como Coffin Nails, King Kurt, Highliners, Tall Boys... anos 90 como Monster Klub, Meantraitors, Klingonz, e as nacionais Brown Vampire Catz, Degolados, Big Nitrons e Baratas Tontas. Tentamos achar bandas novas na gringa que usem baixo elétrico, mas é um caso bem raro, só algumas da Rússia, e mesmo assim, nada muito genial, só confirmando o fato do instrumento estar perdendo espaço no meio.

Enfim, chega de conversa e vamos para o tracklist e logo em seguida o link para download:


01. Meteors - Wild Cat Ways
02. Guana Batz - Guana Rock
03. King Kurt - Rockin Kurt
04. Demented Are Go - Don't Go In The Woods
05. Sharks - Hooker (E-Bass Version)
06. Coffin Nails - Coffin Nails
07. Empress Of Fur - Johnny Voodoo
08. Highliners - Henry The Wasp
09. Tall Boys - Ride This Torpedo
10. Klingonz - Jungle Fever
11. Mad Sin - Overpower
12. Pharaohs - Cleopatra
13. Degolados - Noite Fria
14. Brown Vampire Catz - Twist On The Wrecking
15. Big Nitrons - Party With Big Nitrons
16. Os Baratas Tontas - Borzeguins Ao Leito
17. Gazmen - Teenage Operation
18. Meantraitors - Were Going Wild Tonight
19. Termites - Crazy Mama
20. Mental Hospital - Concrete Man
21. Celtix - Bellovesus
22. Brainblasters - Lonesome Cowboy
23. Monster Klub - Halloween
24. Pilgrims - Phantom Archer
25. Sons Of The Yompin' Cockroaches - I've Got No Time
26. Chibuku - I'm Not A Vegetarian


Por Marcial - que toca baixo acustico no Red Lights Gang e no Voodoo Stompers, mas que mesmo assim morre de vontade de ter uma banda com baixo eletrico.


Download do disco

2 comentários:

Anônimo disse...

muito foda !!!!

Contradição Afirmação Guerra disse...

Blog muito bom mesmo! Curti bastante! Boa referência para a cena psycho!!!!!! Embora eu não seja um grande conhecedor! Visite meu blog também, mesmo que não seja seu estilo: www.vontadeluta.blogspot.com

Oi!, skinheads and punks!